FETAG-PB participa da campanha do Outubro Rosa e conscientiza trabalhadoras rurais sobre a importância do exame de prevenção ao câncer de mama

Muitas mulheres vivem jornadas duplas e até triplas de trabalho, e nessa correria, às vezes se esquecem de se observarem mais e tomar cuidados básicos para a prevenção de doenças como o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa existe para lembrar sobre a importância de se cuidar e de prevenir casos graves de câncer de mama a partir de ações básicas, como o auto exame, que pode ser feito no momento do banho, por exemplo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano, mais de 66 mil casos de câncer de mama surgem entre mulheres de todo o Brasil. E estar atenta ao próprio corpo, e também fazer exames de prevenção periodicamente, pode ajudar a evitar que ele evolua para casos mais graves. Fazer o auto exame é fácil, e ajuda a identificar alterações e saber quando procurar um(a) medico(a). É importante também ir até o postinho de saúde e pedir para fazer a sua mamografia. Na Paraíba, o Governo do Estado conta com diversos locais onde a trabalhadora rural pode fazer o seu exame gratuitamente, são eles: Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital Universitário, São Vicente de Paula e Napoleão Laureano (João Pessoa); URCLIN e Complexo de Saúde (Guarabira); Centro de Referência de Saúde da Mulher (Belém); Campimagem, Hospital Universitário Alcides Carneiro, FAP, Hospital Pedro I (Campina Grande); Centro de Tratamento e Diagnóstico de Câncer de Mama e Colo do Útero (Cuité); Centro da Mulher Cláudia Roberta Gomes da Silva (Esperança); Centro de Atenção à Mulher Margarida Neves Berto (Monteiro); Centro de Diagnóstico por Imagem Amelino Ferreira de Almeida (Cajazeiras); SEMOAN (Pombal); Centro de Imagem Dr. Felipe Kumamoto (Princesa Isabel); Valle Imagem (Itaporanga); Centro Municipal de Especialidades Nossa Senhora de Fátima (Picuí); Centro de Saúde (Catolé do Rocha); Hospital do BEM, Centro de Especialidade ou Hospital Dia Frei Damião (Patos).

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, na Paraíba, em 2022, foram registrados 334 óbitos por câncer de mama, e em 2023, até o mês de setembro, foram registrados 205. Sobre o número de mamografias realizadas no estado, em 2022 foram 57.017. De janeiro a julho de 2023, foram realizadas 32.620. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para Paraíba (triênio 2023/2025) 1180 casos novos para cada 100 mil habitantes, sendo 210 para João Pessoa.

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante todo o mês e visa conscientizar e disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem a mamografia e o seu autoexame.

Nesse Outubro Rosa, a FETAG-PB e a CONTAG incentivam as trabalhadoras rurais agricultoras familiares a buscar informação e compartilhar com as mulheres ao seu redor, para que nenhuma vida seja perdida para o câncer de mama.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações das Assessorias de Comunicação da CONTAG e da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

Publicações relacionadas